1 - Laziness is the enemy, that's why it's a sin
Antes de sair “se culpando” veja se a razão da sua preguiça não é fisiológica. Às vezes você está com a vitamina D baixa, colesterol alto, hormônios da tireóide descompensados e sem saúde não se dá meio passo.
Se você está em perfeitas condições, tome cuidado com a preguiça excessiva. Ela é como um ursinho de pelúcia com veneno dentro, vai te prejudicando a cada abraço. O descanso é uma benção necessária, mas se há preguiça demais no ambiente já tá na hora de shake it away.
Já dizia o professor Clóvis de Barros Filho: “O resto é preguiça e covardia” e eu concordo plenamente com ele. Vou deixar o vídeo aqui embaixo, mas assim, cuidado, se você for uma pessoa sensível. Este vídeo é um “tapão”. Mas, a primeira vez que vi este vídeo, ele me mudou tanto, ele me chacoalhou tanto que eu nunca mais me esqueci. Porque se tem uma coisa que eu tenho é BRIO. Eu adoro quando ele diz: “Isso te fere a alma!”. Enfim, assista ao vídeo, mas cuidado mais uma vez, o vídeo é pesado para pessoas muito sensíveis.
2 - Determination and persistence are the keys indeed
Estas são manjadas, porém, dias atrás, eu estava pensando nas coisas que a determinação e a persistência me fizeram alcançar. Cargo público, um shape mais ou menos, graduação completa, certificação da Universidade de Cambridge com nota máxima na fala. Tenho até arrepios de pensar o que teria sido de mim se eu tivesse desistido.
Eu costumo dizer que eu fiquei insuportável quando tirei minha certificação Cambridge trabalhando 12 horas por dia de segunda à quinta (sim, entendo meus privilégios, eu ainda tinha a sexta-feira livre para estudar)
Eu super entendo quando a pessoa me diz: “Mas eu tenho filhos e você não tem”.
O que me leva ao tópico 3.
3 - Constancy is not about never stopping. It is about never giving up
Eu escrevo há tempos e inventei esta frase acima para mim; para eu persistir e não desistir de ir à academia. Era questão de saúde. Eu precisava naquela época e ainda preciso, mas foi uma batalha no início.
Comecei indo duas vezes por semana, depois três e apenas depois que transformei em hábito diário.
E eu odiava com força aquelas pessoas que diziam que era só manter a constância. Aliás eu passei a odiar a palavra constância naquele tempo porque ela é muito mal compreendida, meu Deus. As pessoas enxergam a constância com o filtro das redes sociais e é aí que mora o problema. Nas redes sociais, as pessoas são mega constantes, nunca, jamais e em tempo algum falham. Ou seja, A MAIOR FALÁCIA DE TODOS OS TEMPOS DO UNIVERSO TODINHO.
Constância não é sobre nunca parar, é sobre nunca desistir.
“Ah, mas eu tenho filhos e você não tem.” Pois é.
Primeiro: Você tem sorte de ter filhos. Segundo: Não desista por causa dos seus filhos. Mas pare sim por causa deles. Pare por um tempo. Não pra sempre. E, por favor: PARE DE OLHAR O TEMPO COM OS OLHOS DE ESCASSEZ. Mas pare sim. Pare porque os dois anos do seu filho não vão voltar mais. Nem os cinco anos. Tampouco os doze anos. Você só vai viver estas idades com eles uma vez. Pare, recalcule a rota, reajuste. Mas não desista. Seu filho não iria ficar feliz de saber que a mãe ou o pai dele anularam todos os sonhos de vida deles e desistiram pra sempre por “culpa” dele mesmo.
O que nos conduz ao tópico de número 4.
4 - Unfortunately, you're the owner of your time
Pensa em uma responsabilidade pesada: “Ser dono do seu próprio tempo”
Quem nunca se sentiu desperdiçando o tempo, que atire a primeira pedra. Eu comecei a temer o tempo com 35 anos, o desespero veio forte, mas eu fui aceitando e mudando o caminhar. Não tem jeito. O tempo está atrelado à escolhas. Eu escolhi estudar em dezembro, por isso passei no concurso público que transformou a minha vida. Eu escolhi estudar na minha única sexta-feira de folga na semana, portanto o certificado Cambridge veio com força. Eu escolhi gastar os meus domingos estudando e a faculdade se completou com sucesso. O tempo e as escolhas são best friends forever.
Como esta NEWS já ficou gigantesca, vou deixar os outros três tópicos para a próxima, todavia, espero, do fundo do meu coração que estes aprendizados te motivem a começar um 2025 melhor, no passo a passo, mas melhor.
See you, astronauts!
Amei a reflexão, amiga! Fez tudo mt sentido