“Você tem de estudar inglês!”
-”Não tenho tempo”
“Mas você precisa!”
-”Mas eu não tenho tempo!”
(Diálogo entre uma professora e um aluno ;)
Acredito que este seja um dos relatos campeões, o qual mais recebo de alunos. Eu ainda acho que quando a gente quer, a gente arruma tempo. Porém, para não ser a professora cruel sem empatia, I racked my brain e te apresentarei aqui possíveis soluções para você colocar o inglês nas atividades já presentes na sua rotina de vida e transformar este problema em SOLUÇÃO.
Solução 1: Hábito de ler
Se você já possui o hábito de ler, você precisa começar a criar este hábito em inglês também e aqui é necessário calma. Não adianta ser um iniciante de inglês e já querer ler o seu livro predileto, que você ama logo de cara em inglês.
O nível mínimo para ler qualquer tipo de história em inglês é a partir do nível B1. Se você é iniciante ou A2 é melhor ler os graded readers que são livros de história adaptados para estudantes de língua inglesa.
Nas aulas particulares aqui da Gravity damos todas as instruções de leitura de livros em inglês de acordo com o seu nível, onde comprar, um site bem legal para encontrá-los e etc. Esta parte valeria uma NEWS inteirinha só para ela.
Caso você já seja uma pessoa mais familiarizada com a maravilha que é saber inglês, super indico o livro Landline. Indico mais para o público feminino, porque creio que este livro, em específico, agradará mais a este público.
Uma dica que vale para todos que estão começando a ler em inglês (e que eu fiz muito, inclusive quando estava lendo este livro que mencionei acima, o Landline) é seguir estes dois passos que descreverei abaixo:
1 - Ter o mesmo livro em inglês e em português
2 - Ler um capítulo do livro em inglês e outro em português
O Kindle ajuda muito neste processo. Falei um pouco sobre o Kindle nesta NEWS aqui: Outros favoritos
Solução 2: Estudar enquanto lava a louça
Esta aqui é polêmica, eu sei, até porque a neurociência já postulou que não, NÃO SOMOS MULTITAREFAS. Porém, acontece que, na extrema falta de tempo, medidas drásticas devem ser tomadas. Então… que tal escutar um podcast em inglês enquanto lava a louça? Que tal deixar aquela série que você já assistiu mil vezes ligada no celular para começar a praticar o seu listening enquanto as panelas estão sendo enxaguadas?
Que tal levar o seu caderno e ir lendo as suas anotações enquanto vai esfregando uns copos? Alguma coisa, nem que for mínima, você vai reter.
Eu quase sempre levo o meu caderno junto comigo para a pia se deixei acumular uma louça grande para lavar. É um olho nos copos e pratos a serem lavados e outro no caderno. Repito palavras que estão nas minhas anotações, crio frases, falo sozinha, releio as anotações de novo, repito de novo. PARA APRENDERMOS QUALQUER COISA, DEVEMOS SER CURIOSOS E CRIATIVOS.
Abra a sua mente. Não é a situação de estudo ideal, porém vamos fazer dos limões uma limonada. E eu disse que iria acabar com todas as suas desculpas, hahahaha.
Um podcast que eu amava ouvir enquanto lavava a louça e estudava para tirar o meu certificado Cambridge: 6 minute English
Solução 3: Comece o seu dia com inglês!
Antes de levantar-se da cama, comprometa-se a ler uma notícia no celular em inglês (e não, não precisa ser a notícia inteira). Leia só dois parágrafos, leia só a headline (manchete), leia só a primeira frase. O objetivo aqui não é se informar e sim PRATICAR INGLÊS. Você vai se surpreender com o quanto esta prática pode ser divertida. É muito legal identificar uma palavra que você já aprendeu em alguma notícia!
Indico que siga os perfis da Fox News, CNN, Revista People, BBC, Today show no Instagram.
Já que você vai entrar no Instagram que entre pelo menos para aprender algo, em vez de apenas ficar rolando o feed sem objetivo.
Solução 4: Fale inglês sozinho!
Se você ainda não fala inglês sozinho, você está perdendo um super tempo hein!
Acredito que, falar inglês sozinha, tenha sido um dos meus maiores aliados na prova de Speaking da Cambridge. Treinei tanto inglês sozinha, imaginando como seria no dia da prova, situações que poderiam ocorrer, perguntas que iriam me fazer, que acabei tirando uma nota excelente na parte de speaking, a nota máxima. Quando recebi o resultado da prova quase não acreditei que todo aquele tempo falando sozinha tinha ME PROPORCIONADO UM SUCESSO MUITO GRANDE!
Então, eu sou a prova viva de que falar inglês sozinho dá certo e a desculpa de: “Não tenho ninguém com quem conversar!” acabou de ser descartada agora!
Tente descrever o que você está fazendo no momento, como:
“I’m cooking pasta”
O que você fará amanhã:
“I’m going to get up late. It’s gonna be Saturday”
O que você fez ontem:
I went to the doctor. I have a fungal infection on my toes and it needs to be treated”
Pratique muito o seu inglês e verá a mágica acontecer!
E se precisar da Gravity idiomas nesta jornada não hesite em nos chamar. Temos horários noturnos e matutinos disponíveis para início em 2025.
Contato aqui: Contate-nos!
See ya, astronauts!